Equações e Inequações

Resolução de uma equação do primeiro grau
As equações do 1º grau são aquelas com o expoente da incógnita igual a 1.Para resolvê-las devemos seguir os seguintes passos:

1)Caso a equação esteja com a incógnita em formato fracionário, tiramos o mmc,igualamos os denominadores e em seguida os eliminamos.Exemplo:

x/2 + 5= 20 equivale a x + 10 = 40

Atenção:esse passo apenas será necessário se a incógnita estiver em forma de fração,para números em forma de fração será mais fácil resover a fração dividindo numerador por denominador!

2)Agora eliminamos os parenteses,para eliminar parenteses com o sinal + antes dele bastará escrever a equação normal sem parenteses,se o sinal for - deveremos escrever os números do parentese com o sinal inverso. Se antes dos parenteses estiver um número multiplicando ou dividindo o parenteses, deveremos multiplicar ou dividir cada termo do parentese por esse número.Lembrando-se de que para multiplicar um número por uma incógnita,devemos multiplica-lo pelo número que a acompanha e manter a incognita e que para dividir um número por uma incógnita ou uma incógnita por um número deveremos escrever em forma de fração e voltar ao passo 1.

3))*Deveremos saber de antemão que a equação possui 2 membros,o 1º antes do sinal de igual e o 2º depois. Passamos todas as incógnitas para o 1º membro e todos os números para o 2º.Sempre que mudarmos algum termo de membro deveremos inverter o sinal.

4)Fazemos a soma ou subtração de todas as incógnitas no 1º membro e de todos os números no 2º.Para adicionarmos ou subtrairmos incógnitas devemos fazer a operaçãao com o número que as acompanha e manter a incógnita.

5)Dividimos o número do 2º membro pelo o númeroa que acompanha a incógnita e finalmente achamos o seu valor. Exemplo: 4x + 5 = x/2 + 8 8x + 10 = x + 16 8x - x = 16 - 10 7x = 6 x= 6/7


[editar] Resolução de uma equação do segundo grau
Equação do 2º grau é toda aquela que se apresenta na forma: