Logaritmos

Na Matemática, o logaritmo de base b, maior que zero e diferente de 1, é uma função de domínio e imagem , bijetora e contínua que retorna o expoente na equação bn = x. Usualmente é escrito como logb x = n. Por exemplo: . Em termos simples o logaritmo é o expoente que uma dada base deve ter para produzir certa potência. No último exemplo o logaritmo de 81 na base 3 é 4, pois 4 é o expoente que a base 3 deve usar para resultar 81.

O logaritmo é uma de três funções intimamente relacionadas. Com bn = x, b pode ser determinado utilizando radicais, n com logaritmos, e x com exponenciais.

Um antilogaritmo é usado para mostrar o inverso de um logaritmo. Ele é escrito da seguinte maneira: antilogb(n) e significa o mesmo que bn.

Um logaritmo duplo é a inversa da exponencial dupla. Um super-logaritmo ou hiper-logaritmo é a inversa da função super-exponencial. O super-logaritmo de x cresce ainda mais lentamente que o logaritmo duplo para x grande.

Um logaritmo discreto é uma noção relacionada na teoria finita de grupos. Para alguns grupos finitos, acredita-se que logaritmo discreto seja muito difícil de ser calculado, enquanto exponenciais discretas são bem fáceis. Esta assimetria tem aplicações em criptografia.

Índice [esconder]
1 Logaritmos e exponenciais: inversas
2 Usando logaritmos
2.1 Bases não especificadas
2.2 Mudança de base
3 Usos dos logaritmos
3.1 Funções exponenciais
3.2 Cálculos mais fáceis
3.3 Cálculo
4 História
4.1 Tabelas de logaritmos
5 Algoritmo
6 Trivia
6.1 Notação alternativa
6.2 Relações entre logaritmos comum, natural e binário
7 Ver também
8 Referências
9 Ligações externas